Política Brasiliense


Nessa semana, participei de um debate em sala de aula onde discutimos a recente história do Brasil em termos políticos. Durante a discussão eu tive uma reflexão que levantou um questionamento, há quanto tempo nós lemos noticias absurdas, vemos casos impressionantes e lidamos com as consequências da corrupção de nosso sistema politico? há quanto tempo elegemos os nossos governantes não por serem as melhores opções, mas por serem os "menos piores"? há quanto tempo os nossos parlamentares não cumprem boa parte de suas promessas e continuam sendo eleitos e usufruindo não de benefícios trabalhistas, mas de verdadeiras regalias financiadas por nós, contribuintes? 
Com certeza a resposta seria algo que retratasse muito tempo e há muito tempo nós temos consciência dessa realidade, mas de tanto ver esses crimes contra a população terem um desfecho frustrante, perdemos a esperança de ver a justiça aplicada à essas pessoas e criamos um desprezo pela política nacional, o que reduz ainda mais a esperança de que algum dia, mesmo que muito distante dos dias que ainda viveremos, as coisas possam ser diferentes por aqui.
Atualmente, o que eu vejo em Brasília é que a política virou um concurso público pra quem entra e um negócio promissor para que já está dentro. Muitas pessoas que optam por entrar nesta carreira não visam ajudar sua população ou sua cidade, mas quanto investir em sua campanha e em quanto tempo ela será eleita para recuperar esse dinheiro e uma vez envolvido e faturando, surgirá um novo empreendimento para garantir a boa vida depois que os dias de pessoa publica tiverem seu fim. e devido a esse "não estar nem aí" da população nós entramos em uma especie de ciclo, um ruim saí para que outro pior entre, se alguém é destituído ou denunciado 1001 soluções são inventadas para que se possa dar um jeito e se o povo se revolta, eles rapidamente desviam a atenção ou infiltram vândalos nas passeatas para enfraquecer quem luta por almeja viver em um país melhor sem tem que se mudar.
Talvez por isso existam tantas piadas onde o congresso nacional é explodido ou destruído, no meu ponto de vista é a única solução! Não um atentado terrorista, mas uma substituição geral. reformar inteiramente a nossa politica, dar lugar as pessoas que realmente querem fazer algo por nossa região e cultivar uma cultura de comunidade e não de comodidade em toda a população.  

Comentários