Assassinato em Planaltina
Nesta quarta- feira, jornais em todo DF noticiaram a lamentável morte do jovem Lucas da Luz Alves, de apenas 15 anos, durante um protesto em um posto de gasolina na cidade de Planaltina. O jovem foi assassinado com um tiro disparado por um frentista após uma confusão durante o manifesto no posto e câmeras de segurança instaladas no local filmaram o exato momento do disparo. O frentista foi detido por homicídio doloso e porte ilegal de arma de fogo.
O episódio causou grande revolta contra o frentista e a política do aumento no preço da gasolina, mas novamente atrevo-me a dizer que temos um caso onde não existe apenas um culpado. Primeiramente, lembremos que frentistas são profissionais muio desgastados em sua jornada de trabalho, um posto que funcione até tarde da noite ou por 24 horas em qualquer localidade do DF torna-se um alvo fácil para bandidos, tanto que este crime vem crescendo cada vez mais. Ficar madrugada a dentro em um local sem nenhuma proteção com o dinheiro referente ao movimento da noite nos caixas ou até nos bolsos e passar horas sem enxergar uma viatura sequer é algo que amedronta qualquer pessoa.
O antagonista da situação usou esse mesmo discurso para justificar porque portava consigo um revolver, revolver esse que com toda certeza não foi adquirido de forma legal e onde estava a polícia combatendo esse tráfico na região? Ainda falando da parcela de culpa da polícia nesse caso, por que não havia nenhuma viatura acompanhando de perto o protesto e instaurando a ordem quando a confusão se iniciou? Com certeza a presença dos policiais evitaria que os ânimos se excedessem tanto por parte dos manifestantes quanto por parte dos funcionários.
Novamente peço que não me entendam mal, não estou dizendo que seja certo se matar alguém por qualquer discussão, assim como não acredito que que correr o risco de virar refém ou até ser morto quando não se tem nenhum preparo deva fazer parte de sua jornada de trabalho, que empresários milionários não façam investimentos que já são acessíveis no Brasil para melhorar a segurança de seus funcionários, que policias tenham ciência de uma manifestação que não foi das menores e não desloquem-se para o local e garantam o direito do cidadão em protestar sem violência e principalmente que o cidadão tenha que quebrar sua rotina para ir manifestar porque alguém que agradeceu publicamente a todos os eleitores e prometeu um país melhor para todos fez um imenso rombo nas finanças públicas em seu primeiro mandato e permitiu que chegássemos a essa lamentável cenário. Lucas da Luz Alves foi mais uma vitima fatal da politicagem brasileira, muitos outros cidadão tiveram esse mesmo destino e todos nós somos vitimas desse sistema. Só não morremos ainda porque a trama deses acontecimentos ainda não nos atingiu, por isso precisamos pará-la antes que outros tornem-se vitimas fatias da política brasileira.
Comentários
Postar um comentário