Antiteísmo
Nesta semana foi ao ar o último vídeo do grupo Porta Dos Fundos intitulado Testemunha de Darwin que consistia basicamente em atacar de forma gratuita e pouco objetiva a fé Cristã de qualquer vertente. Essa não foi a primeira vez que os comediantes demonstraram que o ateísmo é quase uma unanimidade entre eles, alguns vídeos postados anteriormente confirmam que um de seus objetivos é um verdadeiro combate a qualquer doutrina Cristã, um verdadeiro antiteísmo.
Isso não é algo exclusivo do grupo, é possível percebermos isso em filmes americanos, seriados, campanhas publicitárias e até desenhos infantis. Críticas são feitas com um intuito de desenvolver uma aversão no intelecto do expectador e principalmente no fã, com uma ênfase especial no catolicismo e no protestantismo e tem sido tão eficiente que isso é perceptível cada vez mais no cenário brasileiro.
O que faz do nosso país acolhedor é a sua diversidade, poucos países do mundo possuem tanta gente, tantas etnias, tantas origens, tantas culturas e tantas religiões em um território tão extenso, logo é natural que hajam discussões e divergências sobre todos esses assuntos. Assim também é com as religiões, o Estado brasileiro não obriga você a seguir e adorar um Deus nem proíbe a prática de qualquer doutrina em nosso território e de fato não deveria ter tantas influências Cristãs em sua constituição, porém essa questão vai além da Legis, trata-se de cidadania. O Cristianismo já existia aqui quando ainda eramos uma ilha e antes dele chegar os índios já habitavam as nossas terras com praticas religiosas que hoje são consideradas primitivas. Desde aquele tempo negros vindos da Africa já cultuavam as suas entidades e passavam essas tradições para os seus povos, vários cristãos ortodoxos faziam parte do poder público no Brasil império e inúmeras revoltas posteriores tiveram influência maçom (que apesar de não ser uma religião sofre muitos preconceitos) representada inclusive em uma bandeira de um estado brasileiro. Na contemporaneidade convivemos com todas as religiões e temos isso em nossa formação, o porte de um objeto pessoal, uma tradição familiar, uma oração ou uma simpatia podem fazer parte do seu cotidiano e pra quem é mais ativo na fé, em especial na fé católica, isso é uma questão que está alem deste mundo e deste tempo e se isso faz bem aquela pessoa, se a faz acreditar que em algum lugar existe alguém olhando para ela e guiando seus passos aqui na Terra e que em função disso ela vive melhor, por que impedi-la de viver assim?
Cineastas, roteiristas, comediantes e atores muitas vezes tem a missão de trazer um entretenimento ao expectador e acima de tudo devem respeitá-lo independente de sua fé assim como de sua cor, classe social, deficiência física ou opção sexual. Se fizerem disso o estopim para o seu roteiro, polarizam um grupo que se identifica com esse tipo de humor e propagam cada vez mais a consciência de que não seguir a normalidade dos tempos atuais é um crime ou uma razão de ignorância.
Comentários
Postar um comentário